Só 6% dos brasileiros conhecem riscos do sol para visão, indica estudo

quinta-feira, 30 de abril de 2009

O brasileiro está atento aos riscos que a exposição ao sol sem proteção pode causar à pele. Mas a minoria, apenas 6%, sabe que também pode haver problemas futuros nos olhos, como catarata, irritações na córnea e lesões na retina.

Na região Sudeste, o número é ainda mais preocupante: apenas 5% dos entrevistados sabem desse risco. Os dados são da pesquisa Transitions/Ibope, divulgada este mês. Quem usa óculos de grau está mais bem informado: 36% dos usuários de lentes corretivas disseram saber dos efeitos nocivos do sol para os olhos.

Para o chefe do setor de catarata do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, o oftalmologista Newton Kara José Júnior, a pesquisa mostra que é preciso ter mais cuidado com a visão. “Assim como passamos protetor solar, precisamos proteger os olhos, pois o efeito da radiação solar é cumulativo.” Por isso, é importante começar a proteção o mais cedo possível. “Quando a criança sair do carrinho e começar a brincar, já deve começar a usar óculos e boné.”

Entre as doenças favorecidas pela exposição solar, a catarata - a maior causa de cegueira reversível - é uma das mais conhecidas e, para ela, há cirurgia. A mais preocupante, porém, é a degeneração macular, segundo o médico. A mácula (parte central da retina, que seria como o filme de uma máquina fotográfica) sofre com o passar do tempo e com a radiação solar e, com isso, vai perdendo a função visual. O combate se dá apenas com a prevenção, pois não há tratamento eficaz para o problema. Além dos prejuízos aos olhos, a radiação, segundo o médico, pode ocasionar problemas também à pálpebra, que é a pele mais sensível do corpo. Ela pode ser acometida por câncer de pele, por exemplo.

Para proteger os olhos, o “filtro solar” indispensável são os óculos. As lentes, sejam transparentes e de grau, sejam escuras, devem ter proteção ultravioleta. “Além de filtrar a radiação que possa ir para a mácula, o óculos vai proteger a córnea, a conjuntiva e a pálpebra”, afirma José Júnior. Os óculos sem proteção, no entanto, são um perigo: fazem com que a pupila dilate, entrando mais luz no olho, favorecendo ainda mais lesões.

Não dá para se descuidar nem nos dias nublados, em que também há radiação ultravioleta, lembra o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier. As lentes mais claras, em tons de cinza verde e lilás, também oferecem proteção. “A cor da lente interfere apenas no conforto”, diz. Quem usa óculos de grau deve se assegurar se as lentes têm proteção contra os raios UVA e UVB: estudo recente feito pelo oftalmologista com 223 pacientes com idades acima de 50 anos mostrou que 42% usavam lentes corretivas, mas 70% dos óculos não tinham proteção.

1 comentários:

Unknown disse...

Olá, tudo bem?
Uma ótima oportunidade para comprar óculos e outros itens de grandes marcas é na Privalia, o clube online que oferece o melhor do mundo da moda com descontos de até 70%.
Hoje começam as campanhas da Nicoboco e da Auckland. Temos modelos a R$69. Aproveite! Para fazer parte do clube, entre no link
http://cadastro.privalia.com