Filtros solares: saiba mais sobre eles!

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Este ano, após muita chuva fora de época, finalmente o sol e o verão chegaram ao Estado de Pernambuco e, ao que parece, para ficar! No entanto começam a aparecer também muitas dúvidas sobre a exposição solar e o uso dos filtros solares. Portanto, aqui estão as 10 perguntas mais freqüentes sobre o uso dos filtros solares:

1) Quem precisa usar filtros solares?
Todos nós! A Academia Americana de Dermatologia recomenda o uso dos filtros solares de largo espectro diariamente com um FPS (Fator de Proteção Solar) mínimo de 15 ao longo de todo o ano. Além do mais, é importante considerar que múltiplos estudos recentes têm relacionado as queimaduras solares, tão freqüentes durante todo o verão, ao aumento do risco do Melanoma Maligno, a forma mais agressiva e, muitas vezes, mortal dos cânceres de pele.

2) Existem Bloqueadores Solares?
Não!!! O que existe são apenas filtros solares com o FPS mais alto. Nenhum produto é capaz de bloquear totalmente a ação das radiações ultravioletas sobre a pele.

3) O que significa FPS ou Fator de Proteção Solar?
O FPS de um filtro solar é indicativo apenas do tempo que a pessoa pode permanecer ao sol de modo mais seguro. Por exemplo: se uma pessoa sem proteção fica vermelha após 10 minutos de exposição solar, ao utilizar um FPS 15, poderá permanecer um tempo 15 vezes maior (150 minutos ou 2 horas e meia) até obter o mesmo grau de vermelhidão. Assim, utilizar um produto com FPS 15 não significa que a pessoa pode permanecer ao sol por 15 horas sem intervalo e, sim, que ela deverá usar este produto pelo menos, a cada 2 horas e meia, ou mais sempre que necessário. Além de tudo, o FPS só especifica a proteção contra a radiação ultravioleta B (UVB) e não tem nada nenhuma relação com a radiação ultravioleta A (UVA) que é tão ou mais lesiva à pele.

4) Os filtros solares com FPS 15 são suficientes e eficazes em todas as situações?
Não! Este conceito já foi abandonado há muito tempo. Os estudos mais modernos sobre os filtros solares demonstram que quando os utilizamos em camadas finas e médias perdemos entre metade a um terço do FPS impresso no seu rótulo. Em geral, um produto com FPS 60 funciona, com as quantidades habitualmente passadas sobre a pele, como se fosse um com FPS 30 ou no máximo 45. Por isso, procure utilizar sempre filtros solares industrializados, com alto FPS e que também tenha especificação no seu rótulo, quanto à sua proteção contra a radiação UVA.

5) Que tipo de filtro solar devo utilizar?
Existem tantos que podemos nos confundir! Há cremes, géis, loções, sprays, aerossóis e bastões. A escolha depende da área a ser utilizada e do tipo de pele em questão. Os cremes são melhores para peles secas. Os géis, sprays ou os aerossóis são indicados para áreas pilosas e/ou para peles oleosas. Os bastões são melhores para os lábios e para a área ao redor dos olhos.

6) De quanto em quanto tempo é necessário reaplicar os filtros solares quando vou à praia?
Inicialmente é necessário que se aplique o filtro solar sobre a pele seca de 15 a 30 minutos antes de sair de casa. Reaplique em média a cada 2 horas se estiver completamente ao ar livre ou a cada 4 horas se estiver em área coberta. No entanto é importante repor o filtro após cada mergulho.

7) Posso usar um filtro solar que comprei no ano passado?
Basta ver a data de validade do produto na embalagem. Usualmente de três anos. Se estiver dentro deste prazo, pode utilizá-lo sem qualquer problema!

8) Os bebês podem usar filtros solares?
A partir dos seis meses de idade, os filtros solares podem e devem ser usados sem qualquer risco para a saúde das crianças. Os filtros solares infantis são apenas produtos que, em geral, não ardem nos olhos e, por isso, são mais adequados para esta faixa de idade.

9) Além dos filtros solares, é necessário proteger mais a pele contra o sol durante o verão?
Além do uso adequado dos filtros solares, é indispensável o uso de bonés ou chapéus e de óculos de sol. Mais recentemente, as roupas e chapéus com FPS, confeccionados com tecidos tratados com dióxido de titânio, que é uma substância que absorve parte das radiações ultravioletas, conferem uma maior segurança, quando vamos nos expor ao sol.

10) Usar filtros solares causa raquitismo ou osteoporose?
Claro que não! Apenas 10 minutos diários ao sol são suficientes para promover a síntese da vitamina D, tão importante para a prevenção destas doenças. Num país tropical como é o Brasil, certamente todos nós nos expomos ao sol, bem mais do que 10 minutos, todos os dias de nossas vidas. Agora, de posse de algumas informações importantes, você pode desfrutar este verão, protegendo melhor a sua pele do sol...

Mormaii mostra visão

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Tanto no Salão Internacional de Ótica Silmo Paris 2008 (30/10 a 2/11) quanto no Hong Kong Optical Fair (6 a 8/11), a participação da Mormaii teve bastante êxito entre centenas de expositores. Juntos, os dois eventos receberam quase 80 mil visitantes de todo o mundo.

Em Paris, a Mormaii apresentou novidades como o solar Jack RX e o Amazonia (uma fascinante linha com cores da fauna e flora da selva brasileira). Também mostrou a “Winter Line”, com 12 modelos de óculos em cores sensacionais, vislumbrando o mercado de esportes na neve.

Foi a quinta participação da Mormaii no Salão Silmo, considerado o principal em design e tendências. O stand recebeu visitas de personalidades de diferentes partes do mundo e toda equipe fez contatos e realizou um excelente atendimento aos clientes.

Logo a seguir, a Mormaii participou da Hong Kong Optical Fair. Pode-se dizer que a Mormaii foi a atração número 1 da feira, pois os organizadores escolheram o modelo Astúrias da Mormaii para usar nas imagens que promoveram a Hong Kong Optica Fair, nos convites e newsletters enviadas a milhares de pessoas do setor.

Entre as várias novidades, a Mormaii lançou a coleção Mormaii Asian Fit, formada por óculos solares e armações para lentes corretivas desenvolvidos especificamente para atender a demanda e as particularidades do perfil asiático.

"A Mormaii é uma das poucas empresas que inova com o conceito confort em seus produtos, trazendo para este evento uma linha que se adapta ao rosto dos povos asiáticos, com óculos especialmente pensados para este consumidor”, disse Luis Hoffer, diretor da Vila Luxembourg, que distribui os óculos Mormaii para Europa e Ásia.

Segundo Hoffer, a partir de janeiro, os modelos da Mormaii já estarão disponíveis nas melhores óticas do grupo American Eyes em Xangai, em mais 15 pontos de venda em Hong Kong, e aumentará sua presença em países como Cingapura, Filipinas e Malásia. Outros países que se juntaram à família Mormaii a partir da feira em Hong Kong foram a Nova Zelândia e Argélia.

Os próximos eventos internacionais no calendário 2008 incluem a apresentação da Mormaii nas feiras de Alamty (Cazaquistão), Moscou (Rússia) e Atenas (Grécia).

Comissão aprova proteção contra radiação nos óculos de sol

terça-feira, 4 de novembro de 2008

A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou, na quarta-feira (29), a obrigatoriedade de que os óculos de sol tenham proteção contra radiação ultravioleta. A medida abrange os óculos de sol com ou sem lentes corretivas. O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Laerte Bessa (PMDB-DF), ao Projeto de Lei 5534/05, do Senado Federal.

O nível de proteção será definido em regulamento, observadas as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (Abnt) e pelo Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro), ao qual caberá fiscalizar o seu cumprimento.

Exigências rejeitadas
O projeto derruba restrições que constavam da legislação anterior. Os óculos equipados com lentes sem função de correção visual - que não dependem de receita médica - não precisarão ser vendidos apenas nas óticas especializadas. Sua venda também não estará sujeita à prévia autorização do órgão de vigilância sanitária. Essas eram exigências contidas no Decreto 24.492/34 e no Decreto-Lei 8.829/46.

Também foi rejeitada a necessidade, contida no projeto inicial, da orientação de um responsável técnico no momento da comercialização do produto. A qualidade dos óculos de sol é definida no momento de sua fabricação, quando devem ser observadas as normas estabelecidas pela Abnt e pelo Inmetro, e é submetida à fiscalização desse último.

Para o deputado Laerte Bessa, "a exigência de responsável técnico elevaria
significativamente os custos de comercialização e reduziria drasticamente o número de pontos de comercialização, tornando os óculos de sol inacessíveis a um imenso número de consumidores de baixa renda".

Benefícios à saúde
Ao garantir a defesa do consumidor contra doenças como catarata, pterígio, degeneração macular senil e carcinoma de conjuntiva, que podem ser até agravadas pelo uso de óculos escuros sem proteção adequada, a medida terá impactos positivos na saúde pública.

Na falta de uso de óculos com adequada proteção contra raios UV, "um imenso número de consumidores de baixa renda, no futuro, estaria procurando os serviços públicos de saúde para resolver problemas decorrentes dessa radiação", alerta Laerte Bessa.

Tramitação
O projeto tem regime de prioridade e já foi aprovado na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio. Ele ainda será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Seguridade Social e de Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:
- PL-5534/2005