Fadiga ocular afeta mais de 60% das pessoas

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Um levantamento recente da multinacional francesa Essilor, fabricante das lentes multifocais Varilux, apontou que 60% das pessoas entre 20 e 45 anos de idade - tanto usuários de óculos quanto não-usuários - sofrem de fadiga ocular quase que diariamente.

O estresse foi apontado como uma das principais causas do distúrbio, que se manifesta, primeiramente, com dores constantes de cabeça, testa e ardência nos olhos. "O mal atinge tanto os usuários de óculos quanto os não-usuários que passam por períodos prolongados focalizando objetos a curta distância, como por exemplo, o computador", diz Marcus Sáfady, oftalmologista e consultor do Instituto Varilux da Visão. "Manter o olhar fixo na tela do computador não é tarefa fácil para os olhos, pois exige um esforço constante de foco na chamada ‘visão de perto’ e na ‘visão intermediária’", explica Marcus Sáfady.

Segundo diz, as imagens do computador são pequenas demais e muitas vezes exibidas por trás de uma superfície refletora, e isso agrava o problema. "Além disso, as bordas irregulares dos pixels da tela do computador dificultam a focalização, mais do que as bordas lisas das letras tipográficas dos livros", diz o oftalmologista. Ele acrescenta que o brilho, o reflexo e a iluminação ambiente acabam tornando-se, muitas vezes, agravantes da exaustão da visão. "O ambiente em que a atividade é desempenhada pode ter um impacto negativo sobre o conforto visual. A qualidade e a quantidade da iluminação ambiente, a ventilação, poeira e fumaça de cigarro são outros fatores agravantes", observa.

O médico diz que, quando olhamos para longe, o olho está em estado de repouso. "Quando focamos objetos que estão a mais ou menos meio metro de distância, fazemos um esforço grande para enxergar. Este esforço extremo é chamado de ‘esforço de acomodação’ e causa o cansaço do músculo pela repetição. Como qualquer músculo de nosso corpo, o músculo ciliar se cansa facilmente com esforços repetitivos, mas muitas vezes não nos damos conta de que ao checar e-mails, por exemplo, a visão é submetida a um exercício grande que, quase sempre, causa desconforto para os olhos."

Quando o problema surge, é sinal de que os olhos estão precisando de descanso. Os primeiros sintomas da fadiga se manifestam em menos de uma hora após o início da atividade repetitiva. "Quando o olho focaliza um objeto a curta distância, faz ajustes imperceptíveis e incontroláveis para obter o foco. É como se uma câmera digital estivesse fazendo o zoom. Esses ajustes são chamados de microflutuações da acomodação visual. E são realizados através das contrações de um músculo dentro do olho. Com seus músculos comprometidos, o olho fica incapaz de criar o foco exato, ocorrendo então os sintomas da fadiga ocular - dificuldade de foco, tontura e cansaço físico extremo", diz Sáfady.

Muita gente confunde os sintomas da fadiga ocular com a "vista cansada", ou seja, com a presbiopia. Esta, no entanto, aparece geralmente após principalmente após os 45 anos, e é um processo natural de degeneração do organismo humano. "Caracteriza-se pela perda da capacidade do músculo ciliar em alterar o formato do cristalino. Já a fadiga resulta do esforço acomodativo contínuo", discorre o médico.

Ele dá as seguintes dicas para evitar a fadiga: deixar o monitor 45 graus abaixo da linha horizontal do olhar, pois, na visão de perto, o olho enxerga de cima para baixo e de fora para dentro; sempre que possível descansar entre 5 e 10 minutos a cada hora; na frente do computador, as pessoas piscam menos, então é preciso lembrar-se de piscar de vez em quando ou usar colírio a cada uma hora; levantar e caminhar pela sala; evitar possíveis reflexos na tela, usando um protetor com anti-reflexo, por exemplo.

Apaixonados por óculos

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Sou suspeita pra falar, mas definitivamente usar óculos está na moda. Fashion, os óculos estão mais ousados e aparecem como acessórios que vão além do papel funcional. É a sensação do momento, tanto para os homens, quanto para as mulheres.

A impressão que eu tenho é que quanto maior, mais elegante e chique é. Foi-se o tempo em que os óculos de sol eram apenas para proteger os olhos e diminuir a claridade nas vistas mais delicadas. A moda hoje em dia é tão marcante que os ósculos viraram marca registrada e cartão de visita no nosso visual.

As pessoas exibem seus “modelitos” de acordo com seu estilo e gosto. E, o que não dá para negar, é que eles são tudo de bom e combinam com cada peça do nosso guarda-roupa, não é mesmo? Quem não quer ter mais de um óculos?

Que tal mudar? Que tal sair do tradicional preto e marrom para adquirirem design como brilhos, strass, pedras, estampas, coloridos, onçinhas ou, um estilo retrô, um arredondado, por exemplo, que são diferentes e mais ousados, mas que dão um toque de originalidade na sua opção. A tendência é pra ficar.

Ser diferente é também saber escolher o que combina com seu rosto. Não basta estar na moda, é preciso estar atento para não ficar de fora. Aproveite que a tendência abrangeu todas as formas, cores e opções e, corra para estar bem no verão, outono ou, até mesmo no inverno. Se é apaixonada por eles, não perca tempo e arrisque-se mesmo nos dias mais nublados. É “fashion”, é sucesso na certa.

Dicas para cada tipo de rosto
Rosto redondo: aposte nos óculos retangulares

Rosto quadrado: a opção é escolher os ovais ou redondos

Rosto oval: um rosto oval pede os óculos quadrados

Rosto triangular: a aparência fica melhor com armações redondas ou ovais