Festa de lançamento da Vogue

sábado, 29 de março de 2008

Garota propaganda da nova linha de óculos da Vogue Eyewear, Gisele Bündchen participou da festa de lançamento da marca

Depois de ser flagrada fazendo compras em uma loja de Ibiza, na Espanha, Gisele Bündchen desfilou elegante com um vestido branco, durante o lançamento da nova coleção da Vogue Eyewear nesta quinta-feira (27).

A modelo, que é mais uma vez o rosto da marca, está na cidade para promover a linha primavera verão da linha de óculos. Simpática, a top posou para os fotógrafos ao lado de Fabio D’Angelantonio, diretor de marketing do Grupo Luxottica, durante a festa de lançamento da coleção.

Gisele Bündchen chegou em Ibiza acompanhada do namorado, o jogador Tom Brady, e se hospedou no cobiçado hotel Atzaró, onde aconteceu o evento. Antes do início da festa, a top participou de um almoço para apresentar a linha de óculos à imprensa internacional.

Estresse diário causa fadiga ocular

sexta-feira, 28 de março de 2008

O estresse tem sido a causa de boa parte das doenças provocadas pela agitação do mundo moderno. Constantes dores de cabeça e ardência nos olhos também podem ser sintomas causados por ele, denunciando a fadiga ocular, mal que atinge tanto os usuários de óculos quanto os não usuários que passam por períodos prolongados focalizando objetos a curta distância, como por exemplo, trabalhando no computador. “Manter o olhar fixo na tela do computador não é tarefa fácil para os olhos, pois exige um esforço constante de focalização na visão de perto e na visão intermeiária”, explica o oftalmologista Marcus Sáfady, consultor do Instituto Varilux da Visão.

Segundo ele, muitas vezes as imagens do computador são pequenas e exibidas por trás de uma superfície refletora. “Além disso, as bordas irregulares dos pixels da tela do computador são mais difíceis de focalizar do que as bordas lisas das letras tipográficas dos livros. Acrescente a estes fatores o brilho, o reflexo e a iluminação ambiente e é possível entender como o uso prolongado da tela de um computador pode ser exaustivo", esclarece Sáfady. O ambiente em que a atividade é desempenhada também pode ter um impacto negativo sobre o conforto visual. A qualidade e a quantidade da iluminação ambiente, a ventilação, poeira e fumaça de cigarro são outros fatores agravantes.


Solução

Atenta ao problema, a multinacional francesa Essilor, fabricante das lentes multifocais Varilux, está lançando no Brasil as primeiras lentes oftálmicas que corrigem a fadiga ocular, a Essilor Anti-Fatigue. Segundo o presidente da empresa no país, Laurent Schmitt, o lançamento é resultado de inúmeros estudos, como um recente levantamento internacional, apontando que 60% das pessoas entre 20 e 45 anos de idade — tanto usuários de óculos quanto não-usuários — declararam que sofrem de fadiga ocular quase que diariamente. “A lente Essilor Anti-Fatigue é o alívio imediato para o usuário”, afirma.

Já o diretor de marketing da Essilor, Charles-Eric Poussin, a Essilor Anti-Fatigue faz parte de uma nova geração de lentes oftálmicas e representa um grande avanço tecnológico. “Graças ao seu projeto inovador, elas são as primeiras lentes no mundo a abordar a condição de fadiga ocular que afeta grande parte da população, criando uma categoria totalmente nova de lentes ergonômicas”, afirma, acrescentando que a Essilor possui mais de 450 pesquisadores distribuídos em três centros de Pesquisa e Desenvolvimento exclusivos – França, Estados Unidos e Singapura. A empresa realizou lançamentos pioneiros no mundo, como a lente Varilux Pix, a menor lente multifocal do planeta; a Varilux Ipseo, lente tão personalizada que vem com as iniciais do usuário gravadas, e a recente Varilux Physio, a primeira lente produzida através de processo totalmente digital.

Sintomas da Fadiga

Para Marcus Sáfady, os primeiros sintomas podem se manifestar menos de uma hora após o início da atividade. “Quando o olho focaliza um objeto a curta distância, ele faz ajustes imperceptíveis e incontroláveis para obter o foco, como, por exemplo, uma câmera digital fazendo o zoom. Esses ajustes são chamados de microflutuações da acomodação visual. E são realizados através das contrações de um músculo dentro do olho. Como todo músculo, o esforço contínuo leva ao estresse excessivo das funções oculares e ao cansaço, com isso o olho fica incapaz de promover o foco exato, ocorrendo então os sintomas da fadiga ocular – dificuldade de foco, cansaço, entre outros”, explica.

Óculos Gold & Wood, molduras para os olhos

quinta-feira, 27 de março de 2008

Poucas marcas no mundo conseguem imprimir um estilo tão único e inconfundível quanto a francesa Gold & Wood. Feitos à mão, os óculos da celebrada grife combinam os melhores materiais com a habilidade dos artesões para produzir peças únicas, repletas de estilo, raridade e elegância, verdadeiras molduras para os olhos de homens e mulheres. Estas qualidades podem ser conferidas na nova coleção da Gold & Wood que chega este mês na Eric Gozlan Lunettes.

A exuberante beleza de madeiras finas e exóticas, a incomparável qualidade do chifre de búfalo, a originalidade da fibra de carbono e as excepcionais propriedades do titânio são elementos que se combinam para gerar peças de cuidadoso refinamento. Linhas delicadas e harmônicas, além de uma variada combinação de formas e cores, compõem design elaborado e exclusivo da grife de inconfundível qualidade, refinamento e elegância.

Cuidados com a proteção dos olhos deve durar o ano todo

quarta-feira, 26 de março de 2008

A preocupação com a incidência dos raios solares deve ser constante durante o ano todo. É um erro acreditar que os problemas causados pelo sol aparecem apenas nos meses mais quentes. A precaução não deve se limitar apenas em proteger a pele é necessário proteger os olhos que também sofrem com a incidência dos raios solares. Muita gente acaba comprando óculos de sol de "procedência duvidosa" o que acaba prejudicando a saúde ocular.

Nos dias atuais a facilidade de encontrar óculos que não atendam as exigências de segurança é muito grande. Nos centros comerciais de qualquer cidade é possível comprar modelos com preços atrativos, mas com a qualidade que deixa a desejar. "Nem sempre o selo estampado sobre as lentes garantem a proteção adequada à radiação solar. Por isso recomendo adquirir os óculos em lojas especializadas que garantam a procedência e a qualidade dos óculos" afirma Daniel Brull, sócio-proprietário da Fotoptica do Shopping Iguatemi.

A função dos óculos escuros, além de estética, é a de proteger dos raios UVA e UVB. "A proteção UV é responsável pelo bloqueio de 99% dos raios ultravioleta" explica Brull. A exposição prolongada aos raios solares pode resultar, a longo prazo, em várias doenças, como catarata e degeneração da retina (diminuição da visão). "Por serem escuras geralmente pintadas e sem filtro solar, as lentes dos óculos falsificados fazem com que as pupilas se abram por causa da sensação de pouca luz, recebendo diretamente os raios ultravioletas, ao contrário dos óculos com filtros UVA e UVB legítimos, que filtram os raios nocivos" ressalta Daniel. "Usar um par de óculos escuros com qualidade é tão importante quanto usar um filtro solar" conclui Brull.

Dicas para conservar os óculos: - Ao colocar ou tirar seus óculos faça sempre segurando pelas duas hastes para evitar que a armação não fique desalinhada | - As lentes devem ser lavadas com água e sabão, esfregando-as apenas com as pontas dos dedos (nunca use pano ou esponja) | - Guardar sempre no estojo | - Levar sempre na óptica para ajustes (a cada 3 meses) esse serviço de manutenção é gratuito e permanente. |

Nicoboco lança sua linha de óculos solares lança sua linha de óculos solares

terça-feira, 11 de março de 2008

A qualidade da marca brasileira agora em sunglasses.
Com 20 anos de atuação consolidada no mercado de confecções de moda surfwear, a Nicoboco está dando início a uma nova fase da empresa, agregando novos produtos ao mix da marca. A grande novidade é a criação da Nicoboco Eyewear, que inaugura a participação da marca no segmento de óculos de sol, voltado para um público identificado com esportes radicais e o lifestyle do surf.

Tanto o projeto quanto os produtos foram desenvolvidos em parceria com a Lumina, empresa gaúcha especializada em acessórios de moda de alta tecnologia. A coleção conta com 34 modelos, subdivididos em 4 linhas de tendências: Extreme (esportes radicais), Expression (glamour fashion londrino), Classic (clássicos do segmento) e Aviator (inspirada no estilo dos aviadores). Levando-se em consideração a variação de cores, a coleção totaliza 84 opções disponíveis ao consumidor, todas com padrões internacionais de design, resistência e conforto.

"Há bastante tempo notamos que nossos clientes mostravam interesse em carregar a Nicoboco em outros produtos além das roupas. Como agora a marca atingiu um crescimento significativo, decidimos aplicá-la em outros segmentos, sempre com a preocupação de manter a qualidade que fizeram a fama de nossos produtos", explica Naim El Etter, sócio-diretor da Nicoboco.

Com o conceito "Tá na cara, é Nicoboco", a campanha de lançamento ao público, assinada pela agência AMA, já está veiculando nas principais revistas do segmento e em grandes rádios jovens de todo o país. Foram preparados anúncios de página simples e dupla, além de um jingle de 30 segundos, que também é enviado a cada cliente para veicular nas próprias lojas e rádios locais.
O lançamento para o mercado aconteceu na FENIN 2008, a Feira de Inverno de Gramado, onde a Nicoboco Eyewear obteve estrondoso sucesso e grande volume de vendas.

Para quem quiser conferir de perto, os óculos já estão nas mais conceituadas surf shops e lojas Nicoboco em todo o Brasil. E em breve, estarão nas ruas e nas praias de todo o país, consolidando um sucesso que, tá na cara, é Nicoboco

Os maxióculos são a tendência para 2008

domingo, 9 de março de 2008

As grifes apostam em óculos extra grandes, máscaras, estilo retro e cores ousadas. Os modelos de óculos de sol de tamanho extra grande - com aros arredondados ou quadrados para mulheres, e de formas inspiradas no estilo “aviador” para os homens. As máscaras, hiper curvadas, com lentes geralmente pretas ou marrom cobrindo quase todo o rosto, são opções bastante valorizadas nas coleções tanto para homens quanto para mulheres.

Assim como também estão em alta: as armações solares de volumes amplos, hastes e aros grossos e lentes bem escuras, degradés ou coloridas, que caracterizam estilos dos anos 60 e 70 (ou seja, a onda retrô continua firme e forte).

A inserção da joalheria na óptica, com máxima atenção e criatividade nos pequenos detalhes de cada peça, é uma tendência que também segue muito valorizada. Com isso, os cristais brilham mais do que nunca, tanto nos solares quanto nas armações de receituário.

Ouro e prata (que também emprestam brilho ao olhar) seguem essa onda brilhante e aparecem bastante em quase todas as linhas.Nas coleções oftálmicas, as grifes apostam na tendência das armações retangulares, em acetato ou metal, e nas hastes duplas ou largas, geralmente trabalhadas com logomarcas, apliques metálicos e outros complementos cada vez mais criativos.

A paleta de cores é ainda mais variada e ousada, tanto para solares quanto para armações. Preto e branco têm presença marcante, assim como as cores cítricas, os tons de roxo, laranja e vermelho, e outras cores vibrantes, principalmente no camaleônico acetato.
DicasConfira algumas dicas de como escolher esse acessório.

Se você é:

- Tímida: Opte por armações discretas, com tons pastel. Hastes fininhas de metal e as flutuantes (sem aro) também são uma boa pedida.

- Romântica: Escolha formas delicadas e estampas de flores.

- Sensual: Aposte em tonalidades quentes e detalhes no aro. Óculos que mostram o nome ou o logotipo da marca também fazem seu estilo.

- Esportista: Modelos com design arrojado (que se acomodam ao rosto como se fossem uma máscara) e cores neutras misturadas a tons bem marcantes têm tudo a ver.

- Moderna: Cores ousadas e mistura de materiais (como acetato + metal) são elementos que não podem faltar nos seus óculos. Em tempo: armações retangulares é tendência para a temporada outono / inverno.

Elas vêem a moda eles a técnica

quinta-feira, 6 de março de 2008

Cor. É a nova tendência para os óculos de sol e também de vista. Aros em massa grandes, alguns com cristais incrustrados, com lentes coloridas e “degradé” são o “must” deste ano para as mulheres protegerem os seus olhos do sol. Nem todas as colecções adoptam esta nova tendência, mas pelo menos terminou a “dinastia” Armani que na década de 90 colocou homens e mulheres a usarem apenas óculos pretos.


Também a começar a perder terreno estão as estruturas com curvatura e demasiado grandes, as chamadas máscaras que até agora têm completado o “look” de quem gosta de seguir as novidades da moda. Os óculos planos e mais arredondados começam agora a surgir nas lojas e também na cara dos mais “fashion”.Quanto aos óculos de sol para homens, estes não variam muito entre as colecções e continuam a ser discretos, bem ao estilo da Hugo Boss, Porsche Design e Philippe Starck, marcas que cativam mais os homens. Mesmo assim, não podemos esquecer os fiéis seguidores da marca Ray Ban, que não gostam de grandes inovações e muitas mudanças de estilo.


Elas compram a marca eles procuram óculos mais técnicos
Nesta questão de óculos, quisemos saber quem gasta mais e quem mais segue as novidades do mundo da óptica. Resposta pronta: as mulheres. São elas que gastam mais dinheiro em óculos de sol, mas também a faixa etária juvenil.«As mulheres procuram nomes de moda como a Channel, Gucci, Dior, Versace ou Bulgari».

Já os homens, também gastam algum dinheiro nas lojas de óptica, «mas têm um conceito de óculo diferente», referiu Danilo Melim, sócio-gerente da JC Melim - Óptica Insular, Lda. que tem várias lojas de óptica pelo Funchal.Eles procuram óculos bem construídos, mais técnicos e sempre modelos sóbrios. Isto acontece também nos modelos de óculos de vista em que eles preferem as melhores técnicas de montagem, como acontece com as marcas Tag Heuer, Porsche Design e ainda com a Lindberg.


«Eles procuram os óculos feitos com os materiais nobres, como o titânio ou o lantânio e até os aços laminados». Já as senhoras, compram o que está na moda. «As mulheres não ligam a nada disso e não vale a pena explicarmos. Elas vêm fixas numa coisa e não mudam». Apesar de algumas dizerem logo que entram na loja “quero uns óculos de sol, mas tenho uma cara diferente e a mim nada me fica bem”, «elas dizem muito isto», referiu Danilo Melim, que mostra também a insegurança das mulheres no acto da compra.


Óculo passou a ser acessório de moda
Já são muitos os homens que procuram complementar o seu “look” com uns óculos de sol adequados ao seu estilo, desde os mais desportivos, passando pelo executivo ou pelo mais extravagante.

«Os homens começam a procurar mais os acessórios e os óculos, que as marcas da moda têm, estão incluídos nisso», explicou Danilo Melim. As marcas de alta costura, actualmente, estão a apostar nos acessórios e vão lançando produtos para abranger vários tipos de clientela, desde a bijuteria a óculos de sol e até mesmo de vista, que complementa ainda mais o visual de qualquer homem ou mulher, seja executivo ou não.E a verdade é que muitas pessoas já não passam sem os seus óculos de sol, por uma questão de saúde, mas também pelo estilo que dá. Outras há que afirmam a sua extravagância através de uns óculos de vista bem radicais.


Portugueses apostam em lentes de qualidade
A marca é determinante na escolha de um óculo de sol. Agora quando se fala de óculos de vista, o mesmo não acontece. Procuram moda, mas não com marca. E nesta gama há muita variedade, desde a mais discreta, passando pela mais extravagante com muita cor e muitas aplicações.


O preto e o branco têm uma presença marcante, assim como os vários tons de roxo, laranja e vermelho, e ainda outras cores vibrantes. Há colecções de óculos, cujas hastes são verdadeiras obras de arte, muitas até com cristais Swarovski. Outras possibilitam adequar a cor das hastes com o vestuário, já que são amovíveis.Em relação às lentes, os portugueses são dos povos europeus que melhor qualidade procuram na lente.


No caso das lentes progressivas, em Portugal vende-se a gama média-alta e no caso da Espanha ou Inglaterra vende-se em maior número as lentes de gama baixa, apesar do poder de compra ser superior ao nosso. «Daquilo que se faz no mundo inteiro, nós consuminos as boas lentes». E nós, portugueses, será que vemos melhor?


Óculos em ouro. Estar a seguir a tendência da moda ao nível da óptica não é para todos, mas sempre aparecem os mais extravagantes. Uma das lojas da cadeia JC Melim - Óptica Insular já vendeu dois óculos de sol... em ouro. Os seus valores variam entre os 1.500 e os 2.000 euros e foram adquiridos por dois senhores. Só comprova que os homens, apesar de não ligarem à moda, são muito mais requintados. Há um outro para ser vendido, mas para senhora.


“Look” retro. Já estamos no terceiro milénio, mas a moda insiste em resgatar valores e estilos que fizeram sucesso no passado. As referências à moda das décadas de 60, 70 e 80 saíram do baú para invadir os óculos de sol e as armações para a vista.


Arte nas hastes. Houve um tempo em que as hastes serviam apenas para sustentar os óculos no rosto. Atualmente, elas são o que mais diferencia os designers, que usam e abusam da criatividade para tornar armações e solares verdadeiras obras de arte.


Lentes de cosmética. Se há quem goste de exibir uns óculos muito modernos, há quem faça de tudo para não usá-los. E são muitos os que não gostam de usar óculos. A opção para ver melhor é logo as lentes de contacto. As descartáveis diárias estão em ascensão no mercado mundial, por ser mais prático e higiénico.


No entanto, há outras que são muito vendidas, como é o caso das lentes cosméticas, ou seja, que mudam a cor dos olhos. As preferenciais são as verdes e azuis, mas há quem compre também em castanho avelã, que torna os olhos castanhos ainda mais claros. Por isso, há que desconfiar de muitos olhos bonitos que se vê por aí, tanto em mulheres como em homens.

Cego recebe implante de "olho biônico"

terça-feira, 4 de março de 2008

Pesquisadores suíços conseguiram implantar com sucesso em um paciente cego um pequeno olho eletrônico para ajudar a recuperar sua visão. A operação é pioneira na Europa.

O aparelho utiliza uma câmara montada nos óculos que envia as informações visuais para eletrodos nos olhos, permitindo o paciente de ver luz, formas e movimento.

"Isso é quase ficção científica", declara com orgulho Avinoam Safran, chefe do Departamento de Oftalmologia do Hospital Universitário de Berna.

"Há dez anos não imaginávamos que seria possível atingir um tão elevado degrau de tecnologia: a concepção de um chip, a extraordinária miniaturização e a capacidade de reconstituir tais tecidos nervosos complexos como essa parte da retina".

A retina é uma fina camada de células que é parte do sistema central nervoso. Localizada no fundo do globo ocular, ela transforma luz em impulsos elétricos que podem ser interpretadas pelo cérebro. Ela também pode ser comparada com o filme em uma câmera.

Implantes de retina podem ajudar a recuperar parcialmente a visão de pessoas que sofrem de certas formas hereditárias de cegueiras causadas por doença. Uma delas é a retinite pigmentosa, uma doença genética, que ataca a retina causando destruição das suas células. O paciente que tem a doença perde pouco a pouco a visão, primeiro a visão noturna depois a visão mesmo durante o dia. A perda de percepção das cores e tonalidades em contrastes também acomete de forma gradual o paciente. Ela afeta 1,5 milhões de pessoas no mundo.

A complexa operação médica envolve a fixação do implante – um feixe de 60 eletrodos que corresponde apenas a um quarto de um selo postal – na parte traseira da retina com um micro-pregador. Mas o implante não trabalha sozinho.

Uma câmara montada num par de óculos é utilizada para capturar imagens. Uma unidade de processamento, do tamanho de um pequeno computador portátil e fixada em um cinto pendurado no corpo do paciente, converte as informações visuais em sinais elétricos.

As imagens são então transmitidas de volta para os óculos e para um receptador próximo à parte frontal dos olhos que, por sua vez, as envia para os eletrodos do feixe, onde são gerados os impulsos elétricos.

Esses impulsos induzem reações na retina que "viajam" através dos nervos óticos para o cérebro. Este é capaz de interpretar os padrões de luz e escuridão assinalados pelos eletrodos estimulados. Tudo ocorre em tempo real.

Para os pacientes, a principal dificuldade é aprender como interpretar os modelos visuais produzidos em imagens significativas.

Autonomia visual

Embora seja muito pouco provável uma pessoa cega poder recuperar completamente sua visão através dessa técnica, pelo menos num futuro próximo, os testes podem ser considerados um progresso da ciência. Assim acredita Avinoam Safran

"Agora somos capazes de dar a um cego a possibilidade de reconstituir um certo grau de autonomia visual. Com essa técnica ele seria capaz de reconhecer formas, objetos e lugares, o que permitiria, dentre outras, se movimentar com mais facilidade nas ruas de uma cidade", acrescenta.

Todavia, a qualidade da visão do paciente depende em grande parte da condição dos olhos e do grau de refinamento do aparelho.

A equipe suíça de pesquisadores, que conduziu no início do mês a operação, foi assistida por colegas em Los Angeles e Paris. Essa foi a primeira vez que a ela foi realizada na Europa. No mundo já foram dez operações semelhantes.

O aparelho da retina, batizado de "Argus II" e aplicado na operação realizada em Genebra, foi idealizado pela companhia americana Second Sight (n.r: Segunda Visão) e custa por volta de 30 mil dólares. O implante fica no corpo aproximadamente três anos.

Num futuro próximo, os pacientes poderão aproveitar de melhorias significantes na sua visão graças a novos aparelhos com melhor resolução - através de uma maior concentração de eletrodos - e melhores técnicas de introdução de implantes.

"É como o desenvolvimento do avião: você começa com uma simples aeronave movida a hélices e, dez ou vinte anos mais tarde, você tem um jato. Muitas coisas podem ser melhoradas através de desenvolvimentos técnicos e a experiência adquirida através do emprego de versões anteriores dos aparelhos", conclui Safran.