Cada tipo de rosto merece um formato de óculos

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Cada formato de rosto ganha harmonia e equilíbrio com um determinado tipo de armação. As sugestões são básicas e você pode ousar para criar combinações mais inusitadas:

Escolha o seu óculos de sol

Rosto redondo: As melhores armações são as quadradas porque as linhas retas criam a ilusão de que o rosto é mais anguloso.

Rosto coração: Evite os formatos grandes ou que enfatizem a testa. Modelos sem armação são ótimas opções.

Rosto quadrado: Modelos totalmente redondos ou arredondados apenas nas laterais suavizam as linhas da face.

Rosto oval: Combina com qualquer formato de armação.

Rosto alongado: Os esportivos ou de tamanho maior combinam fazendo com que ele pareça mais arredondado.

Óculos de sol, muito além de item fashion

Os óculos escuros já foram muito usados para apagar vestígios de "quem não tem colírio", segundo Raul Seixas. Hoje eles representam modernidade e beleza, além de quebrarem um galhão ao evitar a incidência dos raios de sol sobre a retina. Exatamente por esta última função é que eles devem ser usados com muito critério.

Escolha o seu óculos de sol Formato ideal para cada rosto

Não basta escolher um modelo descolado e da última moda. "É necessário, primeiramente, adequá-lo às atividades em que vai ser usado. No caso de esportes outdoor, isso é crucial. Existem armações e lentes específicas para ciclismo, remo, vela, esportes com bola, esqui e outros.
Tudo vai depender do tipo de iluminação e da proteção contra as principais causas de trauma ao olho naquela atividade", diz o oftamologista Walner Daros dos Santos, colaborador do setor de doenças externas oculares e córnea da Escola Paulista de Medicina, Unifesp.

Outro motivo para ficar alerta é se a lente do modelo escolhido possui filtros protetores. "Eles fazem uma blindagem contra raios luminosos nocivos. Esses raios, da mesma forma que aumentaram o índice de doenças de pele, aumentaram a incidência de doenças oculares.

Os raios ultravioletas nocivos podem trazer catarata e doenças degenerativas de retina.
Já existem lentes terapêuticas que fazem essa proteção específica, principalmente em pacientes na terceira idade e com alguns sintomas", diz o oftamologista.



A cor da lente não influi na eficácia em proteger os olhos dos efeitos lesivos do sol. Preta, verde ou marrom, o que importa é que elas tenham fatores de filtros específicos. "A má escolha pode trazer perda de qualidade de visão, dor de cabeça, vermelhidão ocular, lacrimejamento, cansaço visual e inapetência às atividades visuais.

A lente de má proteção solar expõe o indivíduo aos raios nocivos, aumentando a incidência de catarata e doenças degenativas de retina no futuro", completa.

Crianças devem usar óculos de sol na praia

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

A protecção dos olhos das crianças nas idas à praia é o próximo passo que os pais têm de dar, após terem aprendido na última década a proteger a pele dos filhos dos malefícios do sol.

O pediatra Mário Cordeiro, defende, em declarações à agência Lusa, que as crianças devem usar óculos de sol desde bebés para protegerem os olhos dos efeitos prejudiciais do sol, como a luz, que pode danificar a visão visto que esta só atinge o estado definitivo na adolescência.

Na última década, a camada de ozono tem vindo a diminuir e a ficar cada vez mais enfraquecida devido à poluição industrial, entres outros tipos, o que tem contribuído largamente para a exposição dos seres vivos aos raios ultra violetas.

Mário Cordeiro afirma que os malefícios das alterações climatéricas têm vindo a ser acompanhados de um conhecimento cada vez melhor dos riscos de exposição aos raios ultra violetas, um dos principais factores ambientais responsáveis pelo desenvolvimento do cancro de pele e de problemas de visão.

Apesar dos pais se sentirem consciencializados e na obrigação de proteger as crianças do sol, o mesmo não acontece em relação a outras partes do corpo, como a visão.

O pediatra considera que tanto os pais, como os educadores e os pediatras devem estender os cuidados de protecção solar à visão.

A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia tem lançado os mesmos alertas ao público a explicar que "as radiações associadas aos raios ultravioleta, quando negligenciadas, podem prejudicar gravemente a visão."

Esta organização alerta também para o facto de a seguir à pele, o olho ser o órgão mais susceptível de sofrer danos, a nível da córnea, da retina e do cristalino, devido à exposição aos raios ultravioleta. O risco de desenvolver cataratas torna-se bastante significativo.

Cuidados com os óculos de sol: lentes falsificadas são nocivas e podem causar doenças

Com a chegada do verão, uma das preocupações é com a exposição excessiva ao sol. O que muitos não sabem é que, além de danos nocivos à pele, como envelhecimento precoce, queda na imunidade e até mesmo câncer de pele, o sol em excesso pode causar problemas nos olhos, se estes não estiverem devidamente protegidos.

“Um dos cuidados que se deve tomar, é com a procedência dos óculos de sol. Além dos padrões estéticos e das tendências de moda, uma preocupação maior deve ser com a qualidade das lentes que podem proteger ou não os olhos”, ressalta a empresária Eliane Fernandes, da Alcidino.

Um dos maiores perigos, principalmente nesta época, são as falsificações. Além de prejuízos à economia, os óculos falsificados encontrados principalmente em feiras livres, camelôs e ambulantes oferecem grande risco à saúde dos olhos.

Por serem escuras, geralmente pintadas e sem filtro solar, as lentes dos óculos falsificados fazem com que as pupilas se abram por causa da sensação de pouca luz, recebendo diretamente os raios ultravioleta UVA e UVB, ao contrário dos óculos com filtros UVA e UVB legítimos, que filtram os raios nocivos. Estes podem ser encontrados em lojas de boa procedência, como as óticas, especializadas em óculos solares e de grau.

Por isso, vale lembrar que antes de usar óculos sem proteção, é melhor não usar nenhum. Ainda assim, como existem óculos de vários modelos e formas, há também de diversos preços, incluindo os mais acessíveis, ainda que de boa procedência.

Alguns dos riscos de se usar óculos falsificados são: queimaduras na córnea, que podem ser causadas até mesmo pela luz refletida na areia e na água; catarata e no pior dos casos, a cegueira. Uma exposição prolongada sem proteção pode causar perturbações na córnea (parte anterior transparente e protetora do olho) e na conjuntiva (membrana que cobre o olho), bem como afetar a íris (parte mais visível e colorida do olho), o humor aquoso (líquido incolor que preenche as câmaras oculares - cavidade do olho, entre a córnea e o cristalino) e o cristalino (espécie de lente natural dos olhos, participando dos meios refrativos do olho, sendo capaz de aumentar o grau, para focalização das imagens de perto).

Para contribuir ainda mais com a proteção dos olhos, além dos óculos de boa procedência, pode-se usar chapéus ou bonés que conseguem amenizar a exposição à radiação solar.

Maiores informações sobre os olhos podem ser vistas ainda no novo site da Oculos de Sol http://www.oculosdsol.com.

Fotos: óculos de sol e pouca roupa

A marca Vogue apresentou a nova colecção de óculos de sol para o próximo Verão.

A apresentação foi feita em grande: muito glamour e pouca roupa. O palco foi no Tottem Gardens, em Miami, Florida.

A colecção da Vogue para a estação o Verão é caracterizada pela facilidade de adaptação do estilo dos óculos a
qualquer altura e ao look do utilizador.

Se é um amante da moda, para quem os óculos de sol já se tornaram parte da sua atitude estética e decorativa, veja as sugestões. Se não aprecia as linhas dos acessórios, pode sempre descansar a vista nas curvas das modelos.